Resumo de um almoço prosaico

Entre odes e parábolas, a realidade vai se compondo pela maravilha do absurdo. Gente comum emaranha-se em cotovelos e cheiros esparsos pelo centro da cidade. Capturam fragmentos de conversas alheias, olhares cruzados fugidios e a sensação confortável da letargia, que só entende quem já se acostumou. Aos poucos, os passos se transformam em uma marcha contínua e simétrica. Os pensamentos, úteis a uma perspectiva formal. Os olhos, que da alma são a janela, olham, e ponto.

Chega-se ao destino. Pessoas de todas as tonalidades do branco, ornamentadas com seus colares sintéticos, distinguem-se pelas cores do pescoço. Na vida blasé, a cordialidade entre os iguais protegem os que comungam a mesma casta. Há um pacto tácito e reticente de que os privilégios devem se manter intactos. Somos todos latifundiários de terras quixotescas. Os temperos picantes de uma comida industrial parecem servir para degustar uma falta cotidiana. Guardanapos de pano. Talheres e louças soando estridentes e mimadas. Máquinas eletrônicas e a servilidade cortês – ou a cordialidade servil – de quem se aventura por castas nobres. Na TV, milhares morrem na guerra. Na sua frente, o mundo te serve um café. Com creme.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Resumo de um almoço prosaico

  1. Paulo disse:

    Pior eu, que perdi o almoço com medo que meu ônibus pegasse fogo! 🙂

    Maneiro o texto, Vitor!

    Abraço, Paulo.

  2. Engraçado é que o mundo sempre tenta me oferecer um café com creme, mas não desce. O preço do cafezinho acaba sendo alto demais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s